Aconteceu na manhã de ontem (28), na Câmara dos Vereadores, a 7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taquaritinga do Norte. O evento teve como tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A Secretária de Ação Social, Cintia Delise, falou da importância de se trabalhar para assegurar os direitos da criança e do adolescente. “A discussão de políticas públicas para este público é fundamental, principalmente nesse tempo de pós pandemia em que muitas famílias foram afetadas. E a conferência vem para isso: Ampliar o debates e a mobilização social”, completou.
Durante a conferência foram trabalhados cinco eixos temáticos, com os seguintes subtemas: Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19; Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Eixo IV: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.
O evento é uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), junto com Prefeitura através da Secretaria de Ação Social.
Além dos debates, no encontro foram eleitos delegados e definidas propostas para uma discussão mais ampla na conferência estadual e, posteriormente, na conferência nacional da criança e do adolescente.
Postar um comentário