O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participou, na manhã desta sexta-feira (9), da palestra “Juntos na Construção da Saúde Mental”, representado por sua presidente, Carol Tabosa, e por diretores da entidade. O encontro foi realizado no auditório da Livraria Jaqueira do Paço Alfândega e reuniu médicas e médicos, psicólogos, gestores e representantes de diversas instituições.
A atividade foi uma realização conjunta do SIMEPE, da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-PE, do Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Recife), e do Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB), fortalecendo o diálogo interinstitucional em torno de uma pauta de relevância social.Conduzida pelos psicólogos e escritores Leonardo Abrahão e Valéria Ribeiro, a palestra promoveu reflexões essenciais sobre a saúde mental em suas múltiplas dimensões (pessoal, institucional e pública), destacando a importância da corresponsabilidade no cuidado.
Para a presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Carol Tabosa, o momento simboliza um compromisso que precisa ser permanente. “Falar de saúde mental é falar de humanidade. Cuidar de quem cuida exige diálogo, escuta e ações contínuas, envolvendo profissionais, gestores e a sociedade. O nosso objetivo é acolher as demandas voltadas à saúde mental dos profissionais médicos e construir junto aos demais setores da sociedade ações de enfrentamento a esses fatores provocadores do adoecimento da categoria”, destacou Carol Tabosa.
O debate ganha ainda mais relevância no mês de janeiro, marcado pelo Janeiro Branco, movimento nacional que convida a sociedade a refletir sobre saúde mental, prevenção e qualidade de vida. Em Pernambuco, o SIMEPE tem participado ativamente da articulação das ações, reafirmando seu compromisso com o cuidado integral e o bem-estar dos profissionais de saúde e da população.

Postar um comentário