Blog

No Recife, ministros Alexandre Padilha, Silvio Costa Filho e Luciana Santos anunciam investimentos para saúde ao lado do prefeito João Campos

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, aportou, nesta sexta-feira, em Pernambuco, para anunciar um pacote de investimentos para saúde do Estado ao lado do prefeito do Recife, João Campos, e dos ministros  Silvio Costa Filho e Luciana Santos. Os investimentos foram acompanhados de uma serie de visita aos hospitais públicos do Estado como os Hospitais da Mulher, Oswaldo Cruz e o Procape. Na ocasião, a comitiva aproveitou para conferir de perto o atendimento junto a população e intensificar a marca do novo programa "Agora tem Especialistas".  

No primeiro anúncio na passagem pelo Estado, Padilha, Costa Filho e João anunciaram aumento das cirurgias ginecológicas no Hospital da Mulher, que tem cumprido papel fundamental na democratização do atendimento aos serviços especializados para as mulheres. Já no Oswaldo, a comitiva anunciou nova máquina de radioterapia por meio do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Persus). O programa, inserido no Novo PAC, visa modernizar todo o processo de radioterapia na rede pública ligada ao SUS, garantindo que mais pessoas com câncer tenham acesso ao tratamento. 

Finalizando a agenda, os auxiliares do presidente Lula e o prefeito do Recife estiveram no Procape para anunciar o incremento do financiamento para o laboratório de Eletrofisiologia, responsável por entender o funcionamento de órgãos vitais como coração e o cérebro. Após cumprir toda agenda, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, defendeu a importância dos anúncios para garantir dignidade a população com saúde pública de qualidade. 

"A visita do ministro Padilha no Estado para anunciar esse conjunto de investimentos ao lado do prefeito João Campos demonstra o cuidado que o presidente Lula tem com a saúde de todos pernambucanos. Com esses anúncios, estão falando em ampliar o atendimento gratuito de serviços especializados, e muitas vezes caros, para todos, levando mais dignidade e qualidade de vida para os pernambucanos", disse Costa Filho.

COLO DO ÚTERO 

O Ministério da Saúde inicia, nesta sexta-feira (15/8), a implementação do teste de biologia molecular DNA-HPV no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um método moderno e inovador que faz parte do novo rastreamento organizado do câncer de colo do útero na rede pública de saúde, um avanço para a saúde da mulher.  Ofertada inicialmente em 12 estados brasileiros, a tecnologia 100% nacional detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais. Isso ocorre inclusive em mulheres assintomáticas. Por isso, a iniciativa do Agora Tem Especialistas aumenta as chances de cura pelo tratamento precoce. A oncologia é uma das áreas prioritárias do programa, que visa reduzir o tempo de espera no SUS por atendimento especializado. 

“A partir de hoje, estamos implementando essa nova forma de diagnóstico e prevenção do câncer do colo do útero em 12 estados brasileiros. Estamos aproveitando a infraestrutura criada durante a pandemia para os testes de biologia molecular. Essa estrutura agora será utilizada para o diagnóstico do HPV, permitindo reduzir o tempo de espera e iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Hospital da Mulher de Recife, em Recife (PE), onde a iniciativa foi lançada.

Foto: Wesley D'Almeida

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Blog