Blog

Ministério das Comunicações visita fabricantes de celulares na China em busca de novas parcerias tecnológicas para o Brasil

A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, visitou nesta quarta-feira (18) as fábricas das empresas Huawei e Jovi, na cidade de Dongguan, na China. O objetivo foi conhecer de perto as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas fabricantes e fortalecer o diálogo bilateral sobre inovação e telecomunicações.

A agenda é parte da missão brasileira no país asiático, que inclui reuniões estratégicas com autoridades e empresas de ponta. Ainda no início da semana, Sônia Faustino se reuniu com o vice-ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Zhang Yunming, para discutir os incentivos do governo local à produção de aparelhos celulares e as ações de combate à comercialização de produtos não certificados.

Sônia Faustino visitou o Centro de Transparência em Segurança Cibernética e Proteção de Privacidade da Huawei, além de uma linha de fabricação de estações rádio-base (ERBs), cujo processo de produção e montagem de equipamentos permite a comunicação entre dispositivos móveis e a rede telefônica. Na JOVI, a equipe do Ministério das Comunicações conheceu a fábrica de aparelhos e os testes de celulares da empresa, que está produzindo em Manaus, no Amazonas.

Com um mercado nacional estimado em cerca de 40 milhões de novos aparelhos por ano, o Brasil se destaca não apenas pelo consumo interno, mas também pelo potencial de se tornar uma plataforma de exportação para países vizinhos.

“O intercâmbio com a China é essencial para conhecermos as tecnologias mais avançadas do setor e avaliar oportunidades de parcerias estratégicas que impulsionem a conectividade, a inovação e o acesso à tecnologia no Brasil”, afirmou a secretária-executiva.

Mobile World Congress

A comitiva brasileira segue agora para Xangai, onde participará nesta quinta-feira (19) do GSMA Mobile World Congress Shanghai, um dos principais eventos globais de conectividade, mobilidade e inovação digital.

Com informações do Ministério das Comunicações.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Blog