Blog

Coluna - o que está em jogo nessas eleições na cidade de Taquaritinga do Norte?

Chaparral, Alessandra Vieira, Diogo Moraes , Delegado Lessa
 Neste ano de 2022 a população de Taquaritinga do Norte retorna as urnas para mais um pleito eleitoral, uma eleição completamente diferente da que tivemos em 2020 quando a grande polarização ficou entre os grupos CALABAR e GRAVATINHA, que teve o grupo CALABAR como vencedor por pouco mais de 300 votos.

Neste ano, se engana quem pensa que teremos uma disputa polarizada entre os principais grupos políticos da cidade, é importante ressaltar que nem Lero nem Jânio Arruda estão muito preocupados com o desempenho do seus pré candidatos a governador ou presidente da república.

A disputa desta eleição está na briga local, com duelo de lideranças do mesmo grupo, a exemplo do grupo de CALABAR que tem como principal líder, o prefeito Ivanildo Lero (PSB), todo mundo já sabe que há uma disputa interna para a corrida da sucessão de 2024, que tem o vice prefeito Gena Lins (PODEMOS) como principal postulante, e correndo por fora os empresários Allyson Dias, e Valmir Marinheiro.


Gena Lins e Erick Lessa

Gena ao perceber que não teve apoio por parte do prefeito, em sua construção para 2024, tomou um caminho diferente, entrando de cabeça no projeto de reeleição do deputado estadual Erick Lessa(PP), que diga-se de passagem conta com um grupo forte e significativo na cidade.

Lero por sua vez conta com a maioria dos vereadores do grupo, e segue o projeto de reeleição do deputado Diogo Moraes (PSB), que vem como majoritário em 03 eleições (2010,2014,2018)

Lero e Diogo Moraes

O que está em jogo no grupo CALABAR?

Na minha observação, acredito que não haverá um acirramento tão forte entre o grupo do prefeito Lero contra o grupo do vice prefeito Gena, mas é interessante termos a seguinte  reflexão, caso o grupo do prefeito mantenha a dianteira, e faça seu deputado majoritário com uma votação parecida com a de 2018, Lero poderá saíra muito fortalecido, com um poder de decisão ainda maior dentro do grupo, abrindo definitivamente a possibilidade da entrada dos empresarios Allyson Dias e Valmir Marinheiro na corrida da sucessão em 2024.

Geovane,Galego,Diogo Moraes, Allyson Dias e Lero

Valmir Marinheiro e Lero

Caso contrário, se o grupo do vice prefeito Gena Lins conseguir uma votação expressiva para o deputado Lessa, o mesmo pode ser considerado o grande vencedor pela proporcionalidade e poderá seguir com com todo o gás seu projeto de pré candidatura a prefeito em 2024, com uma intensidade muito maior.

Apoiadores de Gena Lins

O grupo CALABAR tem essa característica de brigar muito, a exemplo do que aconteceu em 2016, porém os integrantes são bastante conscientes que no fim só unidos o grupo tem maiores chances, muita água vai passar por baixo da ponte.


E no campo GRAVATINHA?


Jânio Arruda, Batata e Bá

O grupo que tem Jânio Arruda (PSD), como principal liderança desde 1988 chegou muito perto nas eleições de 2020 perdendo por pouco mais de 300 votos, e viu a chegada do grupo Verde liderado pelo ex policial rodoviário federal Fábio de Jairo que obteve 1080 votos, deixando claro que as oposições unidas obtiveram mais votos que o grupo do CALABAR.

Ao passar as eleições o grupo Azul teve muitos problemas internos que resultou na derrota nas eleições da mesa diretora da Câmara onde os 05 vereadores GRAVATINHAS não conseguiram chegar ao entendimento com o único vereador eleito pelo grupo verde e perderam a eleição para o atual presidente Demir, que faz um trabalho muito satisfatório a frente do legislativo municipal.

Eraldo, Lero, Gena, Demir, Galego, Geovane e João Eugênio 

Ainda na metade do ano, o grupo perdeu seu líder de bancada Ronaldo César, que atualmente está caminhando ao lado do grupo da terceira via, ainda à época o vereador apontou que foi deixado de lado pelos colegas de grupo.

Ronaldo César

 Batata (PTB), que foi companheiro de chapa de Jânio em 2020, anunciou sua pré candidatura a prefeito de Taquaritinga do Norte, e não recebeu nenhum apoio por parte do Líder do Grupo Jânio Arruda.

 

Batata

Batata ao perceber que não conseguia espaço dentro do grupo GRAVATINHA, Tomou um caminho diferente, se somando ao Líder da terceira via Fábio de Jairo e Milton Cícero na construção de uma nova ala política , com o objetivo de unir as oposições que logo de cara conseguiu agregar Ronaldo Cesar, Jobson da Internet, Nelio da Ambulância e Ouro da zona rural.

Todos esses acima citados não pretendem apoiar o projeto de reeleição da deputada estadual Alessandra Vieira (UB) e anunciaram o apoio ao pré candidato Cléber Chaparral (UB).

Fábio de Jairo, Batata, Chaparral, André Ferreira, Ronaldo César e Jobson da Internet 

Com esse racha fica óbvio que a disputa interna do grupo AZUL está entre o projeto de Batata e de Jânio que vão brigar de igual para igual nessas eleições no âmbito local.

Edson Vieira, Jânio e Alessandra Vieira

Nesta observação, é bom destacar o ato de coragem de Batata que estava em um grupo tradicional e optou por um projeto começando do zero apenas com Fábio de Jairo e Milton, neste sentido se o grupo da terceira via conseguir uma votação próximo à da deputada Alessandra Vieira, Batata poderá ser considerado o maior vencedor pela proporcionalidade dos projetos acima citados, e Jânio teria a obrigação de abrir o diálogo com essas novas lideranças, com a ideia de unir as oposições.

Mas caso o resultado seja diferente, tanto Batata,Milton, Fábio de Jairo, Ronaldo e Jobson da internet poderão ter seus projetos políticos abortados, e Jânio seguirá firme sua caminhada rumo a 2024.

Ainda sim acredito que no final tanto o grupo CALABAR e o GRUPO GRAVATINHA vão ter muita dificuldade de juntar os cacos após essas eleições, mas política é assim pode acontecer de tudo inclusive nada, vale a pena esperar. Vale ressaltar que tanto Lero quanto Jânio carregam a responsabilidade de vencerem com seus deputados.

A pergunta fica no ar para você responder, quem saíra vencedor neste pleito de 2022, Gena ou Lero, Batata ou Jânio?


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem