O plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe será o palco do Plebiscito que visa alterar a denominação do Teatro Municipal para Avani Lopes Feitosa. A consulta popular irá acontecer no próximo domingo (13), entre as 9h e às 15h, e todos os eleitores do município estão aptos a votar desde que apresentem um documento original com foto e o Título de Eleitor.
A proposta de alteração está prevista no PL do Legislativo nº 125/2025, de autoria do vereador Tallys Maia (PSD), e aguarda a aprovação da renomeação pela população para seguir em tramitação na Câmara, conforme prevê o Artigo 104 da Lei Orqa, cc. 0+gânica do Município. “Essa é uma oportunidade de valorizar a cultura e reconhecer quem tanto contribuiu com a arte em nossa cidade. Como artista precursora do teatro em nosso município, Avani merece esse reparo histórico,” pontua o autor da propositura.
Presidida pelo vereador Tallys, a comissão organizadora tem como integrantes a vereadora Jéssyca Cavalcanti (AVANTE) e os servidores indicados pelo Poder Executivo, Luís Davi Oliveira de Souza e Walbert Thallys Ramos da Silva.
QUEM ERA AVANI?
Avani Lopes Feitosa nasceu em 06 de agosto de 1957. Seus primeiros passos em direção às artes dramáticas aconteceram nas aulas do magistério no colégio Cenecista. Integrou ativamente o primeiro grupo de teatro da cidade, o Grutecap, Grupo Teatral Capibaribe, que se apresentava no Palco Auditório São José durante a década de 80 e início dos anos 90 quando esta cidade ainda não possuía um teatro.
A professora Avani brilhou em diversos espetáculos do Grutecap atraindo público e formando plateias. Ainda nos anos 80 foi convidada a participar do TEA, Teatro Experimental de Arte de Caruaru, atuando no espetáculo “Solte o Boi na Rua”, viajando o país em diversos festivais.
Dessas experiências trouxe muitas referências sobre figurinos, maquiagem teatral, textos e autores que compartilhou com os artistas locais, porque essa era uma das inúmeras características de Avani, saber dividir o conhecimento. Ainda como atriz, fez parte da Cia de Projetos Cênicos onde realizou seus últimos trabalhos. Em 06 de outubro de 2005, o teatro da Terra das Confecções se despedia de uma de suas precursoras.
Postar um comentário