Os resultados do segundo turno das eleições em Pernambuco, especificamente em Olinda e Paulista, marcam as primeiras grandes derrotas na trajetória política de João Campos.
No entanto, na região metropolitana, essa suposta força foi severamente testada, já que não conseguiu eleger os candidatos Júnior Matuto, do PSB, em Paulista, e Vinicius Castello, do PT, em Olinda.
Em Paulista, o candidato de João, obteve menos de 30% dos votos. A campanha foi amplamente vinculada à imagem do prefeito do Recife, e houve até rumores de que João Campos teria alugado uma casa na praia do Janga para "se mudar" durante a segunda etapa das eleições.
Em Olinda, a aposta de João foi ainda mais arriscada: ele participou ativamente de carreatas e eventos ao lado do candidato petista, acompanhando Vinícius até o momento de sua votação.
No primeiro turno, João viu seus aliados perderem como foi no caso de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru.
Com a apuração encerrada e os resultados definidos, João Campos agora precisa encarar a realidade e compreender que a situação política é bem diferente do que sua equipe insiste em lhe fazer acreditar. Sua liderança não se mostra decisiva nem nas cidades próximas, e a imagem de um líder infalível parece estar distante de sua realidade política e eleitoral..
